Entendendo a circulação
No corpo humano existem dois sistemas circulatórios distintos, que agem de forma paralela e independente, sendo um responsável pela circulação sanguínea e outro responsável pela circulação linfática. A circulação sanguínea é realizada por meio do coração, que funciona como uma bomba propulsora, e todo um sistema de vasos arteriais e venosos.
As artérias levam o sangue do coração em direção aos órgãos e membros, e as veias fazem o sentido contrário, trazem o sangue dos órgãos e membros em direção ao coração. Ainda dentro da circulação sanguínea, temos a pequena circulação (pulmonar) e a grande circulação (sistêmica).
A pequena circulação ou circulação pulmonar ocorre entre o coração e os pulmões: o sangue sai do ventrículo direito cardíaco e, por meio da artéria pulmonar, vai para os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas, isto é, o sangue deixa o excesso de gás carbônico e recebe oxigênio. Por meio da veia pulmonar, o sangue volta ao átrio cardíaco esquerdo.
A grande circulação ou circulação sistêmica ocorre entre o coração e todo o organismo: o sangue sai do ventrículo esquerdo cardíaco e, através da artéria Aorta, parte para ser distribuído por todo o organismo, retornando ao átrio cardíaco direito por meio das veias Cava Superior e Cava Inferior. Por meio da circulação sistêmica, o sangue leva nutrientes, oxigênio e elementos vitais para cada célula e retorna trazendo subprodutos do metabolismo celular.
A circulação linfática age independentemente da circulação sanguínea e o seu conteúdo, a linfa, através dos vasos linfáticos. A circulação linfática é responsável por recolher os líquidos e proteínas extravasados dos vasos sanguíneos, devolvendo-os para dentro dos vasos sanguíneos novamente.
Ao longo dos vasos linfáticos, encontramos os linfonodos, estruturas formadas por linfócitos encapsulados que filtram a linfa, retendo partículas estranhas e produzem células de importante função imunológica, como linfócitos e plasmócitos.