Doença Arterial Periférica: Quando a dor na perna é um sinal de alerta e não 'apenas' cansaço
                                            É comum sentir as pernas pesadas ou um leve cansaço após um dia longo. Mas se você sente uma dor na perna ao caminhar que te obriga a parar e ela melhora com o repouso, é hora de acender um alerta. Essa dor especifica se chama claudicação. E é o principal sintoma da doença arterial periférica, mais conhecida como DAP.
A DAP é uma condição causada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias que levam sangue para as pernas e outras partes do corpo. Isso reduz o fluxo sanguíneo e pode causar sintomas como a dor nas pernas, feridas que não cicatrizam, dormência, fraqueza, pernas frias ou pálidas e perda de pelos.
Enquanto as varizes causam inchaço, peso e dor constante, a DAP causa uma dor diretamente ligada ao esforço físico, que passa com o repouso. É fundamental saber diferenciar!
Fatores de risco
Alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolver a DAP
- Tabagismo: O principal fator de risco;
 - Diabetes: Danifica diretamente as artérias;
 - Hipertensão;
 - Colesterol alto;
 - Obesidade;
 - Idade avançada.
 
Prevenção e tratamento
O tratamento e prevenção da DAP está ligada a um estilo de vida saudável. A doença arterial não tem cura, mas pode ser controlada através do tratamento com medicamentos, a mudança de hábitos também é uma grande aliada. Controlar a pressão arterial e glicemia, fazer atividade física regularmente e ter uma dieta saudável são mudanças que podem ajudar.
O diagnóstico é simples e seguro e quanto antes for feito, mais eficaz será tratamento. Se você está sofrendo com as dores e a sua rotina está sendo limitada pelo desconforto, você precisa de uma avaliação vascular completa.
Me siga no Instagram para mais dicas: @dr.zattar_vascular