Pacientes portadores de insuficiência renal, aguda ou crônica, necessitam do tratamento de diálise para suprir a deficiência dos rins. A diálise pode ser realizada por meio do sangue do paciente (Hemodiálise) ou através de cateteres, como o cateter de Tenckhoff, introduzidos no abdômen do paciente (cavidade peritoneal), realizando o que chamamos de diálise Peritonial.
Por meio da cirurgia vascular, são realizados procedimentos que preparam o paciente para a Hemodiálise, entre eles as cirurgias de Fístula Arterovenosa e os implantes de cateteres venosos.
Os cateteres venosos para Hemodiálise, como Permicath, Shile, são introduzidos diretamente em uma veia (Subclávia, Jugular, Femoral) e permitem que o sangue saia por uma via, passe pela máquina de Hemodiálise e volte ao paciente por outra via, ao mesmo tempo.
Nas cirurgias de Fístula Arterovenosa, uma veia é pré-selecionada e, por técnicas determinadas, é ligada a uma artéria, tornando-se, depois de tempo adequado, apta a ser usada na Hemodiálise. Desta maneira, a veia fica com um maior calibre, com maior fluxo de sangue e com a parede mais resistente para conseguir suportar a punção por agulhas especiais, possibilitando que o sangue saia do paciente, passe pelo equipamento de filtragem e volte após filtrado para o paciente.
Se você ainda tem dúvidas sobre este procedimento, faça sua pergunta clicando aqui.
(42) 3273-1542
contato@centroprosaude.com.br
Av. Presidente Kennedy, 764
84261-400 | Telêmaco Borba
Segunda a Quinta - 8h às 20h
Sexta - 8h às 18h