Entenda a doença arterial periférica
Entenda a doença arterial periférica
Suas pernas, especialmente as panturrilhas, doem quando você caminha? Está dor te obriga a parar para descansar? A dor melhora rapidamente quando você para de caminhar? Você pode estar sofrendo com a doença arterial periférica - DAP
A DAP mais comum é a oclusão arterial ocasionada por aterosclerose. Está oclusão da artéria prejudica a circulação do sangue, e dificulta a chegada de sangue na perna e provocando a dor na hora de caminhar, entre outras coisas. Quando os músculos da perna ou da panturrilha necessitam de mais sangue com seus nutrientes e oxigênio, e ele não consegue chegar devido a oclusão, o músculo sofre com esta carência e dói. Em alguns casos, esse bloqueio é tão grave que leva até a necrose e amputação.
Então, fique atento aos sinais, como dor na perna ao caminhar, que melhora rapidamente quando fica em repouso (claudicação), sensação de cansaço nas pernas ou câimbra ao caminhar e se exercitar. Também são sintomas da DAP a perda de pêlo nas pernas ou enfraquecimento das unhas e coloração mais esbranquiçadas nos pés. E se você fuma, tem diabetes, excesso de peso, hipertensão ou colesterol alto deve ficar ainda mais em alerta, pois é um forte candidato a ter a doença.
Existe, sim, prevenção. A doença pode ser evitada - e tratada - com mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, fazer uma dieta balanceada e realizar atividades físicas.
Apesar de ficar atento aos sinais, a única forma de ter um diagnóstico preciso é com o auxílio de um médico. Então, não fique esperando, agende a sua consulta.