Conheça a Síndrome das Pernas Inquietas
O que é a síndrome das pernas inquietas?
Pernas inquietas. Já ouviu falar nesta síndrome? Ela é uma doença motora involuntária, faz com que as pernas do paciente se movam rapidamente e sem pausa. Em casos mais graves, os membros superiores também podem ser prejudicados.
A síndrome se manifesta, geralmente, nos momentos de repouso. Por isso, é culpada por atrapalhar a qualidade de vida do paciente e até do seu companheiro(a), considerando que quem tem a doença não dorme bem e muitas vezes nem dorme. Além disso, assistir a uma sessão de teatro, cinema ou viajar está fora dos planos, pra não perturbar os demais.
Ninguém está livre. Apesar de ser mais rara na infância, as crianças podem ter alguns sinais da doença. Adultos são os que mais sofrem, e a incidência aumenta com o envelhecimento. As causas ainda não são conhecidas, mas o que se sabe é que pacientes acometidos pela doença têm falta de dopamina e ferro em áreas do cérebro. A genética também pode ter a ver com a doença.
Fique alerta aos sinais como sensação de desconforto e movimentação sem pausa das pernas, dor, formigamento, arrepios e pontadas. O diagnóstico é muito mais clínico do que ambulatorial, por isso, agende sua consulta!