Conheça a Dermatite Ocre
Conheça a Dermatite Ocre
Você já ouviu falar que uma pessoa enferruja? Não é brincadeira, não. A Dermatite Ocre é uma alteração da coloração da pele. Mas apesar do aspecto não é ferrugem não, é uma das complicações de casos avançados de insuficiência venosa crônica, as varizes. Continue lendo para saber mais sobre essa doença curiosa.
Dermatite Ocre é ocasionada pela inflamação crônica da pele ocasionada pelas varizes. As varizes causam uma hipertensão venosa, que dilata as veias fazendo com que o sangue e outras substâncias escape pela parede do vaso. O sangue fora do vaso é considerado um corpo estranho e, para se defender, o corpo cria uma reação inflamatória.
Na composição do sangue contém uma substância chamada hemossiderina. Por isso, quando acontece a inflamação, ele se fixa na pele dando aquela coloração marrom, que realmente fica semelhante a uma ferrugem.
Essa doença é causada quando a pessoa fica muito tempo em uma mesma posição, tem varizes, está com excesso de peso ou já teve trombose. Para tratar o problema, é preciso tratar a hipertensão venosa.
Existem algumas medidas para prevenir a dermatite, como a prática de exercícios físicos, usar meia elástica e elevar as pernas. Mas a forma mais eficiente é com o auxílio de um médico. Agende sua consulta