Os tratamentos de varizes são eficientes, mas é importante que o paciente tenha conhecimento do caráter crônico do problema, sabendo que haverá necessidade de acompanhamento e de novas medidas no futuro.
Costumo falar a meus pacientes que “varizes não tem cura tem controle”. E que as “varizes não voltam depois de tratadas. São novos vasos que se tornam doentes “.
Como já vimos, varizes é uma doença cujo o principal fator de risco é a herança genética (hereditária), o que não pode ser mudado. Portanto, quem tem tendência, terá sempre. Além disso, é uma doença de caráter progressivo, isto é, ela aumenta em quantidade e em tamanho, agravando-se com o tempo. Os cuidados com as varizes devem ser iniciados desde as primeiras manifestações, no aparecimento dos vasinhos, e continuar por toda a vida.
Hoje, o tratamento “Gold stander” para as varizes em estágios iniciais, telangiectasias (vasinhos) e veias varicosas menores que 3 milimetros, é o Clacs. Tratamento que associa o LASER TRANSDERMICO nd-YAG de 1064nm com a Cryo-escleroterapia, ambos guiados por realidade aumentada (Vein Viewer) e sob anestesia a frio, realizada pelo SIBERIAN. Aparelho que lança um ar gelado na pele a -40°C protegendo a pele e tornando o procedimento muito mais confortável. Este procedimento diminui em até 80% a necessidade de cirurgia e microcirurgia.
O Clacs é muito diferente da escleroterapia (aplicação) convencional. E algumas destas grandes diferenças é a incapacidade da escleroterapia simples em tratar os vasos reticulares nutridores e a menor efetividade no tratamento da telangiectasias (vasinhos). Isso faz com que o tratamento demore um tempo bem maior para se obter resultados efetivos.
Se com o tempo aparecerem varizes maiores, é realizada uma microcirurgia com anestesia local ou peridural. Evoluindo para varizes maiores ou um insuficiência de veias safenas, hoje dispomos de tratamentos como o LASER Endovascular. O endolaser pode ser feito com anestesia local, e o paciente volta as suas atividades habituais no mesmo momento, não necessitando de repouso após o procedimento.
Com esta abordagem, tratando os problemas conforme se manifestem, a pessoa com tendência a ter varizes não chegará a ter complicações. E poderá ter sempre uma perna bonita e saudável. Porém, para que se consigam resultados eficientes e duradouros, é preciso ser consciente de que o tratamento deve ser feito de forma contínua e regular.
O paciente deve aplicar sempre as medidas preventivas e, frequentemente, deve visitar o Cirurgião Vascular e/ou Angiologista que avaliará o quadro e proporá o tratamento necessário. A este processo chamamos de "Programa de Tratamento Continuado de Varizes".
(42) 3273-1542
contato@centroprosaude.com.br
Av. Presidente Kennedy, 764
84261-400 | Telêmaco Borba
Segunda a Quinta - 8h às 20h
Sexta - 8h às 18h