Lesões arteriais podem ser causadas por traumas, patologias ou ainda podem ser decorrentes de anomalias genéticas. Entre as patologias arteriais, a de maior incidência atualmente é a Aterosclerose ou Doença Aterosclerótica, na qual ocorrem alterações das paredes arteriais (de início internamente, progredindo até as paredes externas), devido ao acúmulo de lipídeos (gorduras), hidratos de carbono, produtos do sangue e tecido fibroso.
Algumas artérias são mais susceptíveis à Aterosclerose, como Coronárias, Carótidas, Aorta Abdominal, Femorais e outras. Com a progressão da Aterosclerose, caracterizada pelo aumento dos ateromas (placas que se formam dentro das artérias), ocorrem desde estenoses (estreitamento da luz arterial) até oclusão total da artéria, impedindo o fluxo sanguíneo.
Podem ainda ocorrer desfragmentações dos ateromas que entram na circulação causando tromboses em órgãos ou estruturas distantes. Entre as cirurgias arteriais, as de maior ocorrência são as Endartectomias, Aneurismectomias, Pontes e Enxertos Vasculares e as cirurgias Endovasculares, realizadas por meio da Radiologia Intervencionista.
(42) 3273-1542
contato@centroprosaude.com.br
Av. Presidente Kennedy, 764
84261-400 | Telêmaco Borba
Segunda a Quinta - 8h às 20h
Sexta - 8h às 18h